Como planejar sua viagem para Portugal?

2 anos atrás

Carol Moneta

By Carol Moneta

Planejamento é a palavra certa quando estamos com alguma viagem em mente. Viajar para fora do Brasil requer muitos cuidados e processos, por isso conheça em nosso artigo de hoje, como planejar sua viagem para Portugal da melhor forma possível.

Como planejar sua viagem para Portugal?

Passaporte

Para que sua viagem para Portugal aconteça, é necessário estar com toda a parte burocrática em dia. Entre eles, o passaporte. Para ter acesso ao país da União Europeia, o seu passaporte deve ter validade maior de 90 dias.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para ter acesso a Portugal durante 90 dias. 

Pessoas que estão com o intuito de estudar, morar e / ou trabalhar precisam do devido visto que pode ser solicitado no Consulado Português mais próximo. Para emissão do visto, é necessário comprovação de diversos documentos, a depender da modalidade.

Publicidade

Vacina

Atualmente Portugal não exige nenhuma vacina para entrada no país.

Passagem

Tratada todas essas questões burocráticas, é hora de procurar a sua passagem. Lembrando que Portugal tem 4 aeroportos internacionais, o de Faro, o da Madeira, o do Porto e o de Lisboa. 

O aeroporto da Madeira fica bem longe dos demais. Lisboa e Faro são cidades próximas, aproximadamente 2:30 horas, mas o trajeto é difícil de ser feito de transporte público.

Publicidade

Lisboa e Porto também são cidades próximas, e a vantagem é que há diversas formas de fazer o trajeto! Porto e Faro também são cidades com uma distância considerável.

Por isso, na hora de escolher o seu destino final, é importante ter noção dessas distâncias, assim você consegue programar melhor o seu roteiro, ou pegar alguma promoção, pois pode ter uma grande diferença no valor final a escolha do aeroporto. 

Lembrando que a imigração é feita no primeiro país da União Europeia, portanto, dependendo das suas escalas, nem sempre a imigração vai ser em português.

É indispensável que você tenha passagem de ida e volta. As passagens de volta só podem ser dispensadas por brasileiros que possuem dupla cidadania, e por pessoas que são portadoras de algum visto.

Seguro-viagem

Para viajar para Portugal, e para outros países da União Europeia, é obrigatório que você faça um seguro-viagem para cobrir possíveis emergências. Mas ainda há outra possibilidade para nós brasileiros, nós podemos tirar o PB4, um documento feito pelo Ministério da Saúde. 

Publicidade

O documento é emitido sem custo, tem validade de um ano, e pode ser substituído pelo seguro-viagem em Portugal. O benefício do documento é que você pode ser atendido em Portugal pagando o mesmo valor dos portugueses.

Mas devemos lembrar que o documento é válido somente em Portugal. Se tiver outro país da União Europeia no seu roteiro, você deve ter um seguro saúde contratado em uma das agências de seguro.

Roteiro

O roteiro vai depender de quantos dias você vai ficar no país, e no que pretende conhecer. Portugal é um país relativamente pequeno, mas com muitos detalhes e atrações, então para conhecer tudo devidamente seria necessário um bom tempo. 

Lembrando que as principais cidades, Porto e Lisboa, ficam perto de cidades menores, onde você consegue fazer diversos “bate e volta’’ para conhecer toda a região. A região do Algarve também é conhecida pelos turistas, por possuir belas praias.

Publicidade

Hospedagem

De fato, é preciso ter um comprovante de hospedagem para conseguir passar pela imigração da Europa. Portanto, lembre-se de ter um local reservado para todos os dias que irá passar no país.

Caso contrário, você pode ter problemas.

Dinheiro

A moeda local é o euro, e você deve fazer a troca nas casas de câmbio. Com as passagens compradas, o roteiro feito e a hospedagem decidida, você consegue ter uma maior noção do quanto de dinheiro vai ser necessário para aproveitar a sua viagem. 

Lembrando que a imigração exige algo em torno de 60 euros, por dia, e por turista! Esse valor pode ser comprovado por dinheiro, cartão de crédito ou cartão pré-pago.

Com todos esses processos em vista, você finalmente vai curtir a sua viagem para Portugal, sem nenhuma dor de cabeça! 

E se você gostou de saber mais sobre como planejar sua viagem para Portugal, não se esqueça de continuar em nosso site e conferir outros artigos.

Sobre o autor

Carol Moneta

Author

Outras pessoas estão lendo: