Alto preço das passagens aéreas – Entenda o motivo

2 anos atrás

Carol Moneta

By Carol Moneta

O alto preço das passagens aéreas é realidade, pois muitas pessoas relataram ver o aumento grande ao pesquisarem os valores nas companhias aéreas. Assim sendo, entenda o motivo conferindo hoje essa matéria! 

Viajar é uma das melhores sensações que cada pessoa pode experimentar. Assim sendo, você conhece novas culturas, novos lugares e desfruta de muita aventura e momentos divertidos. 

E para quem estava acostumado a viajar todos os anos, certamente, nos últimos tempos, notou o quanto os preços evoluíram. Desse modo, conforme você pesquisa observa que destinos que eram mais acessíveis, hoje está bem alto. 

Publicidade

Portanto, todas essas mudanças nos voos, nos preços das passagens aéreas sofreram impactos devido a pandemia e a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Enfim, confira mais informações detalhadas dos reflexos que aconteceram. 

Alto preço das passagens aéreas – Entenda o motivo

De acordo com o IBGE, o aumento dos bilhetes aéreos teve um aumento repentino e rápido. Logo, entre os períodos de 07/2021 a 06/2022, os valores atingiram alta de 88%, ou seja, foi um salto grande!

Publicidade

Então, o alto preço das passagens aéreas aconteceram por motivos de elevado custo que os serviços passaram a ter. Também a demanda cresceu depois da pandemia do coronavírus, logo impactou todos os setores de aviação. 

Há, pelo menos, três principais motivos desse aumento de valores:

  1. Custo dos combustíveis da aviação;
  2. Demanda ou busca por viagens de forma mais corriqueira;
  3. Ações judiciais e impostos.
Alto preço das passagens aéreas

1 – Custo dos combustíveis da aviação

Não há como negar que a guerra entre Rússia e Ucrânia impactou o mundo inteiro, já que o gás russo é uma das potências mais significativas no mercado. 

Publicidade

Assim sendo, o combustível se elevou e, com isso, o aumento dos custos ultrapassou o que mundo viveu até antes da guerra. Por esse motivo, os preços das passagens aéreas tiveram que aumentar devido o custo ter elevado. 

2 – Demanda ou busca por viagens de forma mais corriqueira

Com bem sabido, no período da pandemia Covid-19, muitas pessoas deixaram de viajar para conter a disseminação do vírus. Mas, após ter cessado a pandemia, muitas (senão, milhões) de pessoas decidiram viajar. 

Com isso, a procura foi exorbitantemente enorme, o que as companhias aéreas para conter o excesso e lotação, teve que elevar o preço dos bilhetes. Além disso, durante o tempo sem procura, elas tiveram muito prejuízo financeiro.

Publicidade

E, com esse impacto, muitos serviços tiveram que ser reativados e isso influenciou nos preços que tiveram que ser reajustados. 

3 – Ações judiciais e impostos.

Outro motivo que teve bastante impacto para o aumento dos preços das passagens aéreas foram as ações judiciais e os impostos. Assim sendo, por exemplo, o ICMS, teve aumento, o que elevou para aumentar os valores. 

Também as ações judiciais que os clientes das companhias aéreas fizeram para requerer os seus direitos influenciou no preço. 

Logo, atrasos nos voos, perda da bagagem, cancelamentos de voos sem aviso prévio, tudo isso foram reflexos no alto preço das passagens aéreas. 

Sobre o autor

Carol Moneta

Author

Outras pessoas estão lendo: