Já sabe para onde viajar no próximo feriado? Já tem um destino para as férias? Ou mesmo para aquele final de semana em família? Hoje traremos um guia completo sobre o que fazer em Blumenau, uma cidade peculiar de Santa Catarina.
Blumenau está localizada na região Sul do Brasil, no estado de Santa Catarina. Fundada por alemães, até hoje a cidade carrega a herança histórica em seus bairros, e até na gastronomia, sendo considerada a capital da cerveja.
Quer saber o que fazer em Blumenau? Continue lendo!
O que fazer em Blumenau?
Blumenau em dias quentes
Se sua viagem for no verão, ou em um calor fora de época, você terá um leque de opções, como por exemplo o parque vila germânica, que é o local onde acontece a famosa Oktoberfest, mas é uma atração turística o ano inteiro.
No parque você encontra restaurantes com um cardápio alemão, além da arquitetura lindíssima também alemã, um ótimo espaço para caminhar e tirar lindas fotos.
O parque Spitzkopf possui um mirante de tirar o fôlego. Caminhando cerca de 7km, você aparecia uma linda vista da cidade. De fato, durante o passeio, você vai se deparar com lindas paisagens e cachoeiras para tomar aquele banho.
A Rua XV de Novembro também deve ser incluída no seu roteiro. Isso porque é uma rua super charmosa, e é um centro histórico. Possui restaurantes, barzinhos e diversas lojinhas para você comprar lembranças da cidade, além da arquitetura que vai te transportar para outra época.
Blumenau em dias frios
Mas se a sua programação de férias for no inverno, ou em um final de semana que o tempo mudou, não se preocupe.
Além de aproveitar todas as atrações que já listamos acima, você pode ir para a Vila Itoupava, a vila fica um pouco afastada do centro (cerca de 25 km) mas preserva aspectos da época da colonização alemã.
As casas, os jardins e o clima frio vão te fazer esquecer que está no Brasil, além da degustação de cucas, bolos, e bebidas artesanais.
Blumenau com chuva
Choveu na sua estadia em Blumenau? Não se preocupe, a cidade tem tantos museus disponíveis que vai sobrar chuva.
- Museu da cerveja: Com entrada gratuita você poderá ver fotografias, objetos, documentos que relatam a história da bebida no Brasil, além de ver antigos equipamentos;
- Museu dos Hábitos e Costumes: Esse é para quem gosta de história, você vai aprender sobre a herança europeia da cidade. O museu tem roupas, documentos, fotos, informações sobre pessoas. Uma verdadeira viagem no tempo, por aproximadamente R$ 5,00;
- Museu da família colonial: Museu que retrata a história dos fundadores da cidade de Blumenau, também com fotos e informações curiosas;
- Museu Hering: O museu é sobre a marca de moda brasileira. É uma casa que contém fotografias, objetos, peças entre outras coisas da marca inaugurada pela família Hering, e mostra como se tornaram uma indústria têxtil em Santa Catarina;
- Museu Fritz Muller: Museu que conta a história do cientista Fritz Muller, resgatando sua vida e seus estudos sobre a fauna e a flora catarinense.
Blumenau com crianças
Sabemos que com crianças na viagem, o roteiro tem que ser adaptado para os pequenos curtirem também, e opções não faltam.
Como por exemplo, o Castelinho da XV, o monumento é uma réplica de Michelstadt, uma cidade no sul da Alemanha, dentro há diversas lojas, restaurantes, além de um parque para as crianças.
Se o dia estiver quente, vale a pena reservá-lo para conhecer o Parque aquático Portal do Sol, além de agradar as crianças, é um programa que a família toda vai curtir.
O Parque Ramiro Ruediger é uma boa pedida para aquele dia em família ao ar livre, tem parquinho, pista de skate, ciclovia, e ainda dá para inovar e fazer um piquenique com a criançada.
Gastronomia
Não adianta viajar e não provar a culinária típica do local que estamos, não é mesmo? E nem nisso Blumenau deixa a desejar.
Os pratos alemães são conhecidos na região, e você não pode deixar de experimentar o marreco recheado com purê de maça, o joelho de porco, a costeleta de porco, o chucrute, além de claro, as mais variadas salsichas.
Como Blumenau também teve uma forte imigração italiana, os fãs de massa também não vão se decepcionar.